Irineu Tolentino
A Der Spiegel (O Espelho), uma das principais revistas da Alemanha, já sugere que a "Grécia não pode adiar a saída do euro" ( http://bit.ly/LIC2RP ). E não pode mesmo. Sua saída é questão de tempo...de pouco tempo!
Será uma grande surpresa se decidirem que ela não sairá, uma vez que a sua manutenção já está insustentável. Aliás, na Europa, cada vez mais, isso se aproxima de um consenso ( http://bit.ly/JxTsAS ).
Arriscar-se a lutar pela manutenção da Grécia na Zona do Euro é um suicídio político já que não há dinheiro sobrando e a fila de economias com problemas é grande. A Europa não deve mais se preocupar com vãs tentativas de evitar a perda da credibilidade, ele já perdeu mostrando incapacidade de se organizar e de tomar decisões em bloco. Não é mais possível tapar o Sol com a peneira. Para mim, essa questão já está superada. Eu lamento pelo povo grego (e dos demais países do PIIGS). Eles enfrentarão tempos muito difíceis, como fome, pobreza, desemprego...
O que me deixa bastante surpreso é o fato de a Europa não ter um "Plano B". Se o bloco funcionasse (como aliás funcionou por algum tempo) beleza, se algo desse errado (como deu)... simplesmente não há plano! É por isso que se formou essa celeuma toda entre os "líderes" europeus (que aliás estão caindo por conta da Primavera Européia).
Como costuraram esses acordos político-econômicos (entre diversas nações com realidades econômico-culturais muito diferentes), sem ter sido traçado qualquer plano para a hipótese de algo sair errado? Evidencia-se aí uma grande irresponsabilidade dos países europeus, inclusive Alemanha e França, maiores economias do bloco.
O resultado disso tudo é que, não só a Grécia perdeu sua credibilidade ao gerenciar as suas contas de forma irresponsável, dar o calote nos seus parceiros comerciais e apresentar dificuldades para implantar medidas de austeridade (mostrando falta de comando interno): toda a Europa falhou, já que não elaborou um plano adequado e pré-definido, perdeu tempo e dinheiro e espalhou insegurança pelo mundo com decisões atrapalhadas e improvisadas.
Agora, segura que vem chumbo grosso por aí! A Zona do Euro vai derreter!
"O antigo primeiro-ministro grego afirmou hoje, ao Dow Jones Newswires, que o risco de uma saída da Grécia é "real" e que não pode excluir-se que o país já faz preparativos para as consequências dessa probabilidade"
ResponderExcluirhttp://www.jornaldenegocios.pt/home.php?template=SHOWNEWS_V2&id=558293