www.nanihumor.com |
É estranho, não é? Dá até a impressão de que os artistas estão dormindo. Eles não se envolvem mais com as grandes causas políticas. Lutam pelo orgulho gay, pelo meio ambiente, pelo mico-leão dourado, pelas borboletas azuis, mas contra a corrupção...nada.
Na época da Ditadura, eles não hesitavam em se manifestar. Se não podiam fazê-lo de forma expressa faziam-no de forma inteligente e sutil, questionando e convidando o seu público à reflexão. Alguns levaram borrachadas, outros foram exilados, e há aqueles que... foram mortos.
Hoje, quando não há repressão, os protestos não acontecem mais. Não se bate em ninguém por pensar diferente, por enfrentar os corruptos, por questionar o Governo. A Ditadura já era! Mas por que o silêncio? Acaso já terminamos de construir o Brasil?
Está acontecendo justamente o contrário: na temporada de eleições, vemos artistas apoiando políticos corruptos apenas por dinheiro (dinheiro que eles tiraram do povo). Receber dinheiro de político corrupto é como receber dinheiro de traficante, não é mesmo? Tudo é crime!
É verdade que muitos artistas apoiaram a "candidata" Dilma, evidenciando um novo embrião de movimento político interessante (Carta Maior, http://bit.ly/bYcPw5 ). Eu diria até que foi um apoio inusitado. Mas será que a Presidente Dilma não está precisando de apoio para governar e continuar a operação faxina (que ainda não vimos como gostaríamos)?
Vemos tanta corrupção no Brasil, nas várias esferas do Governo, que, em certa medida, até nos enoja um pouco ser brasileiro. O pior de tudo é que, depois de tantos escândalos e da apatia da classe artística, fico sem interesse em ouvir música, ir ao teatro, ao cinema...
Ouvir o quê? Ver o quê?
Nenhum comentário:
Postar um comentário