3 de set. de 2012

Bolha Imobiliária?


O preço dos imóveis tem me preocupado bastante.

Sabemos que há um "déficit de moradias" imenso, mas há que se considerar que esse déficit não é porque faltam imóveis no mercado, faltam é imóveis disponíveis para venda a preços justos.

Há muitas pessoas com diversos imóveis e muitas pessoas sem imóvel nenhum.
 
Com a especulação provocada pelo aquecimento do setor imobiliário muitas pessoas  aventuraram-se a adquirir imóveis para especular, e ainda continuam fazendo isso. Outras, que pretendem simplesmente morar, entram perigosamente num financiamento de longo prazo sob o pretexto de juros baixo; mas esquecem-se que juros baixos sobre preços inflados é o mesmo que juros altos sobre preços baixos. Não importa para onde o dinheiro está indo (se para o banco ou para as construtoras), mas de onde ele está saído, e, no caso, é do bolso do consumidor que, cada vez mais, compromete sua renda futura.

Não é possível um cidadão da classe média, extremamente vulnerável à crise, meter-se num financiamento para comprar um imóvel de 300 ou 500 mil. Hoje, paga-se cerca de meio milhão numa casa ou apartamento sem que haja lastro do consumidor e da própria Economia. Para agravar ainda mais a situação, financia-se a longo prazo carros, móveis e viagens, comprometendo-se seriamente a renda  futura.

Em havendo um aprofundamento da crise, os imóveis mantidos em carteira serão desovados no mercado, derrubando os preços; ao passo que, quem comprou para morar, estará pagando caro por algo que valerá  menos do que o preço adquirido.

Se eu não estiver enganado (e, sinceramente, espero que esteja), será um Deus-nos-acuda.

2 comentários:

  1. Olá,

    Sinceramente acredito também que vivemos uma crise imobiliária e que não deverá demorar muito até que a mesma estoure por aqui também.

    Sim, será um Deus nos acuda, porém, vou poder ter comprar meu primeiro imóvel à um preço justo. Assim espero.

    Enquanto isso, vamos nos fortalecendo financeiramente para poder tirar o máximo de proveito. ;)

    ResponderExcluir
  2. Em relação a imóveis, acho que o momento é esperar. Deixe o dinheiro aplicado e rendendo à espera de que os imóveis caiam. Não é possível que continuem a valorizar. Se isso acontecer, servirá apenas para dar mais pressão à bolha que poderá estourar com maior violência.
    Nem na China se sustenta os preços como estão.

    ResponderExcluir